Olá Amigo Empresário e Empreendedor, tudo bem com você?

Gostaria de tratar com você de um assunto oportuno para este momento que estamos chegando.

Virada de ANO, onde muitas vezes nos questionamos sobre o que fizemos durante o Ano que está acabando e o que podemos fazer no inicio deste que se aproxima.

Acredito que não devemos ficar inertes, esperando que algo aconteça, acima de tudo somos construtores do nosso amanhã, do nosso futuro.

Nossos resultados estão pautados naquilo que fazemos ao longo do tempo.

Estou no Varejo a mais de 20 anos, trabalhando com Tecnologia e entregando solução para o Empresário.

A transformação digital vem mudando o mundo e no varejo não poderia ser diferente.

Mas, não fique focado somente nessa neura de que tudo agora vai ser resolvido pela Tecnologia.

Isto é um engano e uma crença errônea muito grande que os Pequenos Empresários estão tendo.

O pequeno Varejo, e quando falo aqui do varejo, estou falando diretamente com o Empresário, aquele que está na linha de Frente.

Aquele que abre e fecha todo dia a sua Empresa.

Que sabe e vivencia todas as dificuldades de ser pequeno e concorrer com os grandes.

Então, saiba você Empresário, que está em suas mãos a solução para seu negócio PROSPERAR.

Vou mostrar para você neste vídeo que muitos dos diferenciais e das tendências do mercado de Varejo para os próximos anos não passam por Grandes Investimentos e sim por grandes mudanças de atitude e de comportamento.

De acordo com estudos realizados e apresentados em grandes Congressos do Varejo, e que são trazidos para o Brasil como tendências, vou destacar aqui 5 idéias básicas.

Estas ideias, se aplicadas, se colocadas a mão-na-massa, podem ser a força transformadora de qualquer Empresa, seja ela Grande ou Pequena.

E veja, falei e vou repetir, não estão atreladas a grandes investimentos.

Bem, vamos então estudar de perto quais são estas tendências?

Papel e caneta na mão para que possa anotar e a partir de agora iniciar o seu processo de transformação.

A PRIMEIRA TENDENCIA diz respeito ao ambiente interno da Loja ou Estabelecimento.

As pessoas, por mais cômoda que seja fazer as compras pelo meio digital, elas tem a necessidade do contato social, de se relacionar.

Por mais fácil que possa ser realizar a compra pelo celular, em determinado momento este Cliente irá precisar ir para rua, e no caso, até sua Loja.

O ser humano não consegue ficar isolado por muito tempo. Ai então, ele decide se socializar.

E onde ele faz isso da melhor forma?

Nas Lojas, Shoppings, Restaurante, Casas de Shows…..

Neste pauta que entra a 1ª Tendência do Varejo do Futuro, que não vamos tratar aqui como algo distante, é para agora, já esta acontecendo, e você Empresário precisa encontrar qual será o seu diferencial.

Vejamos um exemplo clássico disso que são as Livrarias de Shopping.

Elas agregam a algum tempo cafeterias, espaços para leitura, deixando o cliente mais a vontade no ambiente de compra.

Veja, ela está preocupada em manter o Cliente no interior da Loja, este é o fator primordial.

Criar um ambiente onde o Cliente deseja estar, interagir.

Ai você pode dizer, mas o que eu vou fazer em minha Loja, criar um café também.

Pode até ser, vai depender do seu negócio. Mas o primeiro passo seria transformar o seu ambiente interno em algo prazeroso para seu Cliente.

Talvez preocupar-se com a iluminação, a arrumação e ordem das coisas, limpeza. Isto já seria o ponta pé inicial.

Este seria o inicio então. Fazendo o básico, o cliente já irá notar a transformação, o segundo passo vamos ver logo após na segunda Tendência que irei apresentar.

Na sequencia então temos a SEGUNDA TENDÊNCIA, o atendimento que deve fazer parte da Cultura da Empresa.

As pessoas estão cada vez mais com menos paciência.

Infelizmente o acesso a Tecnologia esta tornando as pessoas menos tolerantes a pequenas falhas.

Imagine então a grandes falhas.

E o atendimento faz parte deste requisito.

Somos seres humanos, e mais uma vez estamos atentos a forma que somos tratados.

Atendimento é resultado de muito treinamento, e não é treinamento uma vez por ANO, são treinamentos constantes, quase que diários.

Uma loja de varejo que queira fazer a diferença frente a concorrência deverá criar um programa de Treinamento Permanente.

Ai você Empresário, me pergunta com a seguinte dúvida!

Certo, mas como vou fazer este treinamento, eu não sei nem por onde começar.

Entendo esta sua dúvida, pois muitas vezes pode não ter o conhecimento teórico necessário de como aplicar este treinamento.

Minha primeira sugestão, caso não tenha como contratar um Especialista para realizar este treinamento, então sugiro procurar uma unidade do SEBRAE, por exemplo. Esta ajuda será muito bem vinda.

Realmente este tipo de mudança na Empresa passa muitas vezes pela mão de profissionais experientes.

Veja, Psicólogos são muito oportunos neste momento, com sua expertise para auxiliar no desenvolvimento humano de seus colaboradores.

O que não pode é você ficar parado, sem uma atitude proativa para causar a mudança necessária.

Muitas vezes a mudança no atendimento passa pela contratação certa dos colaboradores.

Um dos grandes trunfos das pequenas empresas do varejo então, frente a concorrência dos gigantes é esta capacidade de ser ágil.

Então, aproveite suas condições e procure treinar, treinar, treinar e conscientizar seus colaboradores.

Estava quase me esquecendo, quando falamos de treinar os colaboradores, estamos falando de treinamento tanto Técnico, na função que ele exerce como também o treinamento motivacional e de postura, ambos irão manter e proporcionar a melhoria da qualidade no atendimento.

Pense nisso também.

Chegamos ao item que nos próximos anos estará fazendo a diferença entre os homens e os meninos na disputa pelo Cliente.

Estou falando aqui sobre o tamanho das Empresas de Varejo.

É fato, e isso você há de concordar comigo, que um transatlântico para mudar de rota necessita de um bom espaço marítimo e de tempo para a ação.

Já uma lancha ou um iate, este consegue adequar a sua nova rota com muito mais rapidez e agilidade.

Isto nos faz entender que até as grandes redes estão se posicionando no mercado e criando alternativas para tornarem suas lojas mais departamentalizadas.

Aquelas lojas onde entravamos e não tínhamos o acolhimento, a receptividade pelos colaboradores estão deixando de existir. (O Wall Mart que o diga).

E isso é natural, já que vimos anteriormente a tendência com Atendimento e Ambiente Interno.

Então, neste caso do mais ágil, esteja atento a sua velocidade de adaptação as mudanças do mercado.

A principal dela que é a integração entre o meio físico com o digital, faz com que a velocidade na oferta de novas experiências ao Cliente seja cada vez mais rápida.

Um exemplo pratico para este item de agilidade são as ações que pequenas empresas podem fazer com relação a Promoções e Postagens em mídias sociais.

A facilidade que o proprietário tem a este canal proporciona para ele, por exemplo, a capacidade de aguardar a saída de um tabloide de uma grande rede, e na sequencia realizar sua promoção dos principais produtos e divulga-la nas mídias sociais.

Uma grande rede não terá esta agilidade, não terá como se reposicionar frente a um ataque deste.

Veja, para uma grande rede realizar isso seria quase impossível, mas esta agilidade que o pequeno possui deve ser revertida em seu benefício próprio.

Estar atento as oportunidades e não somente a lamentações faz toda a diferença neste mercado.

Então, seja ágil, busque informações e formas de fazer diferente, use seu tamanho a seu favor.

Quer ver um outro exemplo sobre agilidade no varejo, sendo aproveitado pelos pequenos.

A oportunidade de estar próximo ao seu cliente, ter acesso a ele.

Isto não tem dinheiro que possa pagar ou comprar. Este calor humano que o cliente gosta de receber, de ser chamado pelo nome, não será tecnologia que irá proporcionar.

Tenha uma certeza, as pequenas Empresas não precisam ter medo das grandes, elas precisam ter medo delas mesmas, se permanecerem imobilizadas e irrelevantes as mudanças.

Até agora não falamos nada sobe tendências tecnológicas, principalmente para o pequeno Varejo.

E ainda não será na quarta tendência que iremos tratar deste assunto também.

Em todos os casos que estamos colocando aqui, a tecnologia estará presente sim, mas não é ela a atriz principal, ela sempre está como coadjuvante.

A QUARTA TENDENCIA, mais presente do que nunca, trata sobre a Fidelização de Clientes. E neste ponto especificamente não está tratando de atendimento ou ambiente da loja.

Estamos falando aqui sobre Campanhas de Fidelidade na prática.

São processos e métodos que devem ser implantados para acompanhar toda a jornada do cliente, e no mais importante, criar um mecanismo para rete-lo.

É fato, hoje gasta-se 5 a 7 vezes mais você conseguir um novo Cliente do que manter a sua carteira atual.

E isso não é um erro exclusivo só dos pequenos, os grandes também cometem esta gafe.

Nunca esteve tão em evidência a necessidade de se manter um relacionamento mais estreito com o cliente.

As Empresas de Cartão de Crédito são as pioneiras e as que mais investem nesses programas.

Mas isso não quer dizer que só elas devem fazer, pelo contrário, isso quer mostrar que todos devem fazer.

Veja, as campanhas que essas empresas fazem não são pontuais, realizadas apenas em datas comemorativas.

São campanhas permanentes, que fazem o cliente se perpetuar como fiel a marca ou estabelecimento.

Aqui vou deixar minha opinião e posicionamento com base em fatos que vivencio a mais de 20 anos no pequeno varejo.

Eu desconheço uma pequena empresa que implementou um programa de fidelidade e o manteve por mais de 6 meses no AR. O mesmo programa.

Vejo muito sim, campanhas de premiação, sorteio. Mas isso não gera atualmente relevância e percepção para o Cliente.

Este cliente atual e conectado quer mais.

Ele quer ser percebido, e mais ainda, quer ser recompensado por sua dedicação a marca, ao produto, a Loja.

Então, o que esta esperando para lançar mão deste diferencial que irá coloca-lo a frente da concorrência e dos seus grandes concorrentes.

Quer um belo exemplo.

Tenho certeza que na sua cidade tem um Posto Ipiranga que te oferece KM de vantagem, ou um Petrobras que te oferece BR Premia ou BR Mania.

Deve ter até algum supermercado de médio porte com um aplicativo oferecendo descontos em suas prateleiras de produtos.

Veja, isso não deveria estar aqui como tendência, pois já temos no mercado a anos esta prática.

Mas se torna tendência por ser um mercado inexplorado pelos Varejistas e que proporciona um retorno imensurável a médio e longo prazo.

Então, vamos desenvolver a sua primeira Campanha de Fidelidade ?

Agora para concluir, a 5ª Tendência irá considerar sim a Tecnologia como principal forma de fazer a diferença frente a concorrência.

A tecnologia e o poder de decisão nunca esteve tão literalmente na mão do seu cliente.

Os smartphones se tornaram parte integrante da vida pessoal do seu Cliente.

Ele está 100% conectado e antenado.

Certo, mas o que você deve fazer para tirar proveito disso e estar a frente da sua concorrência?

Você deverá utilizar as ferramentas que estão disponíveis no momento para conectar seu cliente a sua Loja e a sua Marca.

Existem dois tipos de conexão a ser feita.

A primeira delas é proporcionando valor ao seu Cliente.

E isso você irá fazer aparecendo para ele através das mídias sociais.

Neste caso utilizando Facebook, Instagram, Youtube. Com mais intensidade Facebook e Instagram.

Use essas mídias para aparecer para seu cliente de forma profissional, mostrando seus diferenciais e seus valores.

Não use estas mídias para postar fotos de aniversário ou aquele churrasco que você estava participando no final de semana.

Isto não irá agregar valor a sua Empresa, também não ajudará em nada para aumentar suas vendas.

Então, para saber o que fazer, caso esteja desfocado no momento, comece a seguir um concorrente maior, ou até aquela loja que voce admira, e que esta fazendo algo de diferente.

O segundo e mais importante passo para você tomar com relação ao mundo on-line, será dando opção para seu cliente comprar de você neste novo mundo.

A muito tempo temos o e-commerce, mas não e disto que estou falando.

Para pequenas empresas de varejo, isto pode custar muito e trazer pouco retorno, muitas vezes até não estando ao alcance de muitos.

Agora, comece a pensar sobre ter o seu próprio Aplicativo. O seu aplicativo de atendimento LOCAL.

A grande tendência é o APP próprio.

Não estou falando aqui só de Delivery, que muitas vezes remete somente a Restaurantes.

Prepare-se para entregar também o seu produto mais específico, como roupas, presentes, calçados, bebidas.

Mas a área de Food deve usar e abusar neste momento, e logo atrás os demais segmentos irem se adequando.

Lembre-se, quem chega primeiro bebe água limpa.

Será que não esta na hora de você Empresário do Varejo, aquele de bairro, sair da inércia e da irrelevância e surpreender o seu cliente.

Acredite, estas tendências que estamos discutindo aqui irão fazer parte de nossas vidas e irão mudar a forma como se pensa o Varejo.

Elas já estão ocorrendo e acontecendo em muitos lugares, principalmente em grandes cidades e centros comerciais, aplicada por redes de franquias e por Empresários que buscam solução antes do problema existir.

Não deixe então o problema passas a sua frente para que possa tomar a iniciativa.

Para 2020 escolha primeiro uma das 5 tendências para começar, mas tenha como meta até o final do ANO de colocar todas em prática.

Tenha certeza absoluta se fizer isso, estará contando uma história de sucesso da sua Empresa em 2021.

Agora, caberá a você tomar a decisão, não será uma decisão fácil, mas deverá ser tomada.

Esta é a regra do jogo nos dias atuais, ou você se adapta ou está fora, recebe primeiro o cartão amarelo e logo em seguida o vermelho.

Bora se mexer?

Abraços e suce$$o.