Ao passo que falamos em Avaliação de Desempenho como um modelo de gestão dos trabalhadores centrado em resultados, utilizada para verificar a contribuição dos colaboradores, a partir da aplicação de seu conhecimento, capacidades e habilidades no resultado organizacional, falamos, portanto em Gestão de Pessoas.
Visto que se compreende o modelo de Gestão de Pessoas como conjunto constituído por políticas, práticas, padrões de ações e instrumentos, utilizados pelas organizações com o intuito de produzir e direcionar comportamentos no ambiente de trabalho. Onde a avaliação de desempenho inspira-se na percepção e sobretudo no reconhecimento do desempenho humano como fator impulsionados do sucesso da organização.
Deste modo a Avaliação de Desempenho é contudo uma ferramenta de gestão de pessoas, que corresponde a uma análise sistemática do desempenho do profissional em função das atividades que realiza, das metas estabelecidas, dos resultados alcançados e do seu potencial de desenvolvimento.
“O desempenho pode ser reconhecido como a manifestação concreta e objetiva do que o empregado é capaz de fazer. É algo que pode ser definido, acompanhado e mensurado” (Lucena, 1992, p.29).
Essa Avaliação age por fim como uma estratégia organizacional utilizada pelas organizações para acompanhar o trabalho, conforme os objetivos propostos para os profissionais e fornecer feedback para as pessoas.
Portanto os objetivos gerais desta aplicação são:
- Melhorar os resultados das pessoas e sobretudo da organização;
- Conhecer o potencial de cada pessoa em relação a novos desafios;
- Identificar necessidades de treinamento e desenvolvimento;
- Proporcionar oportunidades de crescimento profissional e de participação na organização;
Como podemos realizar tal avaliação?
Nesse sentido, um dos modos de avaliação dos colaboradores em função das atividades que realiza e do seu potencial de desenvolvimento, se da principalmente a partir de uma ferramenta de Avaliação de Competências, onde não só o colaborador realiza uma auto-avaliação, como também estes são avaliados por seus gestores.
Portanto, essa Avaliação de Competências deve conter indicadores de conhecimentos, habilidades e além disso, atitudes necessárias para um bom desempenho e motivação dentro da empresa e diante do cargo a ser desempenhado.
Abaixo temos as áreas em virtude de serem avaliadas e alguns possíveis indicadores de competências a partir de cada uma dessas áreas, podendo esses serem adaptados para avaliar os colaboradores da sua empresa.
- Preparo e Qualificação
- Conhecimento Técnico;
- Capacidade Analítica;
- Organização;
- Comunicação;
- Capacidade de Negociação;
- Introdução de Novas Práticas;
- Geração de Conhecimento;
- Autodesenvolvimento.
- Capacidade de Negociação
- Interação;
- Interlocução;
- Cooperação;
- Motivação.
- Comprometimento
- Orientação para Eficiência;
- Orientação para Eficácia;
- Solução de Conflitos;
- Atingir Metas.
- Visão Institucional
- Missão da Instituição;
- Visão da Instituição;
- Compromisso com Valores;
- Satisfação dos Clientes;
- Profissionalismo;
- Normas.
- Características Comportamentais
- Resiliência;
- Habilidades Sociais;
- Iniciativa;
- Automotivação;
- Empatia;
- Disciplina;
- Autoconhecimento;
- Autocontrole.
Assim, com base nas informações obtidas, o gestor saberá o que fazer para que sua equipe aperfeiçoe suas habilidades, tornando-se mais motivada e produtiva.
Gostou de fato deste artigo? Primeiramente aplique a Avaliação de Desempenho em sua empresa, e em seguida comece a ver os resultados e benefícios desta aplicação.
Deixar um comentário