Vamos falar um pouco sobre estes dois tipos de controles muito eficientes em Lojas de Varejo de diversos segmentos. O Controle de Lotes esta presente principalmente em produtos perecíveis que exigem um maior controle sobre a rastreabilidade de sua origem. Já a Validade de Produtos é um controle presente em praticamente todos os produtos comercializados atualmente.

 

A comercialização de produtos com Prazo de Validade expirado, podem ser passiveis de Multa para o estabelecimento comercial que estiver disponibilizando o mesmo para venda, estando este sendo adquirido pelo Cliente final, ou até mesmo se for encontrado na área de vendas em exposição, antes mesmos de ser comercializado.

Assim, o FACILITE Sistemas Comerciais oferece um controle efetivo sobre estes itens, podendo ser tratado de forma conjunta ou isoladamente. No caso do Controle de Lotes, pode ser realizado o controle com base no Lote de Fabricação do Produto, onde este normalmente é utilizado para que seja feita a venda na forma PEPS (Primeiro que Entra/ Primeiro que Sai). Assim, poderá ser possível encontrar os produtos que encontram-se em Estoque através do Lote mais antigo e colocá-lo a disposição para venda, realizar uma promoção ou até mesmo fazer uma venda casada através de Kits de Vendas (ex: compre macarrão e ganhe molho).

Já o Controle de Validade de Produtos, apresenta duas funcionalidades muito importantes e eficazes na rastreabilidade de produtos na área de Vendas que estejam com seu prazo de Validade para vencer ou até mesmo vencidos. Isto irá fazer com que o Responsável ou Gerente da Loja proporcione ações que visam minimizar qualquer tipo de autuação que o estabelecimento possa sofre por motivos de Produtos com Validades expiradas.

SEJA UMA REVENDA TDP

Estas duas Ferramentas estão presentes no FACILITE Sistemas Comerciais e podem ser utilizadas diariamente como formas de melhorar os controles e evitar perdas na área de Vendas.

Ter a preocupação com estes itens e controles proporciona melhor resultado Comercial para o estabelecimento, fazendo com que o Cliente perceba que a Empresa se preocupa com a qualidade dos produtos oferecidos para venda.

Pense nisso, e implemente controles que tragam benefícios para você e seus Clientes.

Florisvaldo Alves Pereira Diretor – TDP Sistemas de Informação