O uso do CRM no varejo comercial

Algumas perguntas bem simples. Você sabe quantos clientes possui? Desses clientes, quantos você tem os dados de contato, como Endereço Completo, Telefone Fixo ou Celular, Endereço de E-Mail.

Nos dias atuais, o mais importante seria ter o telefone celular de seu cliente, no minimo. Já houve época onde o e-mail era a forma eletrônica mais importante para o contato com o cliente, para o envio de qualquer informação relevante de sua Empresa, para despertar no cliente o retorno para novas compras. Hoje, considerando a situação atual da telefonia móvel, onde praticamente todos os clientes possuem um aparelho celular, é indispensável que sua empresa possua o NÚMERO do telefone celular do Cliente.

Através desta informação, seu negócio poderá prosperar mesmo em tempos de crise. Mas ai pode vir a pergunta. Mas de que forma posso fazer isso?

Quando o cliente realizar a compra em seu estabelecimento, você deverá manter o cadastro atualizado, com o Endereço Completo, e-Mail, e o principal, o número do Celular. Informe e solicite ao seu cliente autorização para envio de informações que você julga importante para ele. Comunique que serão enviadas informações eventuais.

Agora sim, de posse deste importante canal de comunicação com seu cliente, você poderá fazer diversas ações e fomentar suas vendas, saindo na frente da concorrência.

Vamos considerar a próxima data comemorativa que gera o movimento do Comércio, o Dia das Crianças. Sabemos que muitos gostam de dar roupas entre outros tipos de presentes. Antecipe a concorrência, informe seus clientes sobre os produtos que você possui para esta data. Mas isso não deve ser feito apenas na Semana do dia 12 de Outubro, inicie este processo já no final de Agosto e inicio de Setembro, informando o cliente e despertando nele o interesse em visitar sua loja e conhecer seus produtos. Utilize o SMS, enviando de 2 a 3 mensagens que irão informar ao cliente sobre esta data e o que a Empresa pode estar ajudando na escolha certa do presente.

Reflita: Será que o meu cadastro esta atualizado, tenho as informações necessárias para estar mantendo contato com o meu cliente.

Ação Imediata: Crie uma urna para sorteio de algum brinde (pode até ser um Jantar a dois em uma Pizzaria), mas para isso o cliente precisa preencher um cadastro completo para participar.

Dica: Caso a Empresa seja uma Auto Peças, como vou fazer um trabalho desse tipo ? Sugerimos que envie para seu cliente, devendo ser ele proprietários de veículos e empresários de Oficina Mecânica, informação sobre promoções de Bateria e Escapamentos em um final de semana. Este tipo de ação irá substituir os já desgastados panfletos.

Colaboração para este Artigo: Florisvaldo Alves Pereira

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