Sabendo que 14% dos clientes são perdidos ou mudam de fornecedor anualmente, quer dizer que em 7 anos a carteira de clientes total de determinada empresa será renovada, então não podemos ficar inertes a esta situação em duas vertentes:

  1.  A primeira é com relação aos clientes que já temos, pois precisamos todo dia estar atentos a políticas e processos que minimizem ao máximo a perda de nossos próprios clientes, não sendo passivos a esta estatística, e sim ativos a ações que possam nos colocar em uma situação totalmente adversa as perdas de clientes para este índice tão alto e alarmante. Devemos reverter este quadro a nosso favor para um onde que não comprometa o crescimento da empresa, e isto é possível através de pequenas ações diárias que aproximem o Cliente e que o tornem dependentes de nossas soluções.
  2. A segunda situação ao qual devemos estar atentos é a maneira como iremos nos aproximar e estar disponíveis aos clientes daqueles que estarão negligentes aos seus próprios clientes, que aceitam passivamente este índice de perdas e se acomodam, não fazem nada para mudar o próprio cenário acreditando que a perda faz parte do negócio, ai então é que podemos crescer em um mercado que muitas vezes ainda não fazemos parte.

SEU NEGÓCIO

Então devemos acreditar sempre, por mais adversa que esteja a situação hoje ela pode e deve ser mudada. Não desistir jamais e prestar um serviço de excelência nos proporcionará o crescimento consistente e permanente que consolida e perpetua a Empresa.

Seja proativo sempre é não esmoreça nunca que ao médio e longo prazo encontrará a resposta para o que procura hoje.

Florisvaldo Alves Pereira Diretor – TDP Sistemas de Informação