Esses dias postei nas Redes Sociais uma foto que tirei de todos os meus crachas utilizados nas

Feiras que participei desde 2016, que foi quando comecei a guarda-los, mas já venho

participando de Feiras desde os anos 90.

Esta imagem me levou a refletir sobre alguns aspectos que estarei relatando a seguir.

O primeiro deles diz respeito ao quanto me sinto grato pelas oportunidades que tive de estar

me deslocando para estes eventos.

Me sinto também muito grato pela decisão que tome em participar de todos estes eventos.

Neste ponto, fica meu alerta para você que está comigo neste artigo: – Não deixe de participar

de F

eiras de Negócios.

Seja como visitante ou como expositor, não importa, mas reserve em sua agenda visitas a

estes eventos.

Eles proporcionam um crescimento em toso os aspectos de sua vida.

Se você é do Varejo alimentar, procure participar anualmente de uma FISPAL, da FIPAN ou da

APAS.

Caso seja da áre da construção terá a Expolar ou a Expocon.

Para aqueles do ramo Pet tem a Expopet.

Aos do ramo calçadista a FRANCAL.

E por ai vai, para cada segmento existirão diversas feiras e eventos que precisam ser visitados.

Não tem desculpas, os eventos existem, é só se programar.

Agora vem a segunda parte, que será o que fazer, o que esperar como retorno nestas

participações.

Também nesta foto que postei, coloquei 3 palavras que resumem o que fazer e o que esperar

das Feiras e Eventos: Trabalho, Prospecção e Network.

Estas são algumas das principais características a serem buscadas, onde você como Empresário

irá encontrar mito sobre o seu trabalho, sobre o seu segmento. Encontrando o que e como

fazer melhor aquilo que você desenvolve diariamente.

Irá descobrir novas formas de trabalho, novos produtos, novos serviços que irão transformar a

sua Empresa, os seus Lucros, as suas Vendas.

Sobre Prospecção, o simples fato de sair do seu cotidiano, encontrar novas pessoas, se

relacionar, isto por si só irá gerar novas oportunidades, e isto já basta para abrir novas portas

para novos negócios, novas visões de mercado.

E o Network, que talvez seja o mais importante, te colocando diante de novas pessoas que

possivelmente estão ali oferecendo novas oportunidades.

O fato é que, Feiras são um dos principais motores de desenvolvimento de novos negócios,

mas também o motor para o desenvolvimento do seu negócio.

Ficar anos e anos sem se relacionar, sem buscar novas oportunidades com aqueles que tem

algo a mais para oferecer, isto pode ser um retrocesso sem igual.

Quando você vê alguma Empresa do seu segmento fazendo algo de diferente, se

diferenciando, pode ter certeza que o aquilo que está acontecendo com ela deve ser fruto da

busca incessante por conhecimento inovador, e isto na maioria das vezes é encontrado nas

participações em Feiras do segmento.

Agora é com você.

Vá até seu navegador WEB, pesquise quando será a próxima feira do seu segmento e reserve a

data em sua agenda.

Depois me conte, se valeu a pena ou não esta nova experiência.

Abraços e suce$$o.

Florisvaldo Alves Pereira

Fundador da TDP Sistemas e Mentor da Metodologia AUFRE