Quais são as vantagens do PIX Cobrança para o varejo?

O varejo encerrou a última semana com uma ótima notícia: desde sexta-feira (14) o PIX Cobrança está funcionando. Parecido com um boleto bancário, vai permitir que os clientes acessem os dados para pagamento de produtos e serviços por meio de QR Code. A partir do dia 1º de julho, deve entrar em operação o maior diferencial desta ferramenta: a geração de QR Codes com vencimento futuro. Esta é uma das funcionalidades previstas na agenda do Banco Central para modernizar as transações financeiras e torná-las cada vez mais democráticas. Para o varejista, o PIX Cobrança traz uma série de vantagens, e é sobre elas que vou falar neste artigo.

A geração de QR Codes com vencimento futuro torna o serviço ideal para aqueles que trabalham com planos de assinatura ou mensalidade. Com o PIX Cobrança, é possível gerar o QR Code com vencimento para data futura com a inclusão de multas, juros ou descontos. Vale lembrar que essa nova funcionalidade pode ser usada tanto em lojas físicas quanto no e-commerce.

O PIX Cobrança passa a ser uma nova opção de pagamento a prazo, uma alternativa mais interessante do que o boleto. Isso porque tanto o cliente quanto o lojista não precisam ficar esperando o prazo de compensação que é exigido no boleto. Por exemplo, se um cliente compra na sua loja e paga com boleto com vencimento daqui a uma semana, além desse prazo é preciso aguardar o período de compensação, que normalmente oscila entre um e dois dias úteis. Com o PIX Cobrança, o valor já fica disponível para o varejista assim que o cliente efetuar o pagamento.
Além deste ponto, o varejista também sai ganhando em termos de custos operacionais. O PIX tem um custo muito mais competitivo, especialmente em comparação às taxas de emissão de boleto, que podem variar entre R$ 3 e R$ 8, a depender da instituição financeira.

Em outras palavras, o varejista economiza, melhora o fluxo de caixa e ainda tem um considerável ganho logístico, já que essa modalidade de pagamento não depende de prazo de compensação.
Do ponto de vista de melhoria da experiência dos clientes, com o PIX Cobrança o varejista oferece ao cliente a possibilidade de receber seus produtos/serviços mais rapidamente, já que o pagamento é processado em instantes. Isso também facilita a vida de clientes que estejam com pendências financeiras ou mensalidades em atraso, já que uma vez que o pagamento é efetuado, a liberação dos serviços também pode acontecer de forma imediata.

A Shipay vem desenvolvendo uma série de soluções que atendem desde o microempreendedor até as maiores redes varejistas, seja em lojas físicas ou virtuais, focadas em simplificar os pagamentos digitais. Ou seja, nós cuidamos de toda integração para que o varejista receba via PIX e carteiras digitais diretamente em seu sistema de vendas, com confirmação em tela. Quer receber por PIX na sua loja? Clique aqui e fale com a gente!

#pixcobrança #pixsimples #varejo #vendasonline #ecommerce #pagamentosdigitais #shipay #pix #meiosdepagamentos #carteirasdigitais #meiodepagamentosdigitais #BACEN #fintechs #meiosdepagamento #bancocentral #fintech #bancocentral #finanças #openinnovation #carteiradepagamentos #inovaçãofinanceira #SegurançaPagamentos #comercioeletronico