Olá Amigo Empresário e Empreendedor, tudo bem com você?

Qual a Margem de Lucro ideal para o Comércio?

Ou qual a Margem de Lucro média entre Indústrias ou Serviços?

Teremos esta resposta? Ela é padrão?

Acontece que, vemos muito as Empresas de Varejo aplicando margens padrão em seus produtos.

Fazem isso porque muitas vezes é o mercado que dita esta regra? Será?

Será que devemos sempre aplicar o preço que meu concorrente está praticando? Ou até devo pegar o preço que ele está praticando e colocar alguns centavos a menos?

Qual será a melhor estratégia ?

A concorrência existe, é fato, mas outro ponto que é fato são os índices (ou margens) que todo Empresário aplica em seus produtos para encontrar seu preço de venda.

Primeiro que, quando não se sabe o quanto precisa ser a Margem de Lucro para custear a Empresa, ficará difícil saber as margens que poderão ser praticadas.

Tudo bem que o preço de uma Coca-Cola pode, ou deve ser o mesmo em diferentes pontos de venda da cidade. Assim também pode acontecer, por exemplo com Leite Condensado, talvez até com chinelos Havaianas, ou sapatos, também para Cal e Cimento.

Mesmo porque, estes são produtos notáveis em cada um dos seguimentos.

Estes produtos, assim como vários outros, que se encontram nas prateleiras, podem ser eles de vestuário, hortifrúti, material de construção, alimentos em supermercados, açougue, eles tendem a entregar sempre uma Rentabilidade padrão.

Lembrando aqui, que não estou falando da margem que você coloca no valor de Compra do seu produto para encontrar o valor de venda.

Temos algo mais importante, mas muito mais acima do que isto.

Mesmo porque, se você está fazendo este tipo de operação em sua Empresa, pode estr certo que não está sabendo qual o Lucro está tendo.

Mas, isto é assunto para outro momento, o COMO FAZER DE FORMA CORRETA.

Vamos concluir nosso raciocínio sobre nosso tema, e determinar qual a Margem de Lucro Ideal para o Comércio.

Você Empresário, precisará de ferramentas para encontrar como fazer a sua Precificação ideal e também como encontrar sua Margem de Lucro Ideal.

Mas, caso tenha ferramentas que já demonstrem para você o Lucro que está tendo, saiba que ele deverá estar entre 15% a 20%.

Isto mesmo.

Esta é a Margem de Lucro que sua Empresa deve estar apresentando.

Mais uma vez, não é a Rentabilidade que esta aplicando em cada produto.

Existe uma estrutura de Gestão do Lucro, acima deste cálculo simplista, que acredito estar muitas vezes exterminando as Empresas de Varejo.

Agora que você já sabe que sua Margem deve estar entre 15% a 20%, te pergunto.

Qual sua Margem de Lucro atual?

Veja, pode até ser que você esteja tendo uma Margem abaixo desta média e tenha uma saúde Financeira adequada.

Mas o contrario também poderá ser verdade.

Acontece que muitas Empresas tem um Lucro acima desta Margem mais não apresentam resultados.

Sabe o que falta? G E S T Ã O !

Infelizmente é isso mesmo. De nada adianta o Empresário falar que trabalha de sol a sol, se dedica 100% a sua Empresa, se no final não apresenta resultados.

O segredo não existe. O que existe são processos e ferramentas que mostram como e o que deve ser feito.

E agora, me conte, qual está sendo sua Margem de Lucro atualmente.

Hum, estava me esquecendo, talvez você queira saber, na Indústria a Margem Ideal está entre 8% a 12% e nos Serviços fica entre 20% a 30%.

P.S.: Este é o momento mais oportuno para falarmos sobre Margem de Lucro. Se as Empresas tivessem tido durantes os últimos anos uma Gestão voltada para o Lucro e geração de caixa, seria certo que nosso quadro econômico atual para enfrentar a crise seria bem diferente.

P.P.S.: Não adianta, se os Empresários do Varejo não se conscientizarem de que é possível ter LUCRO, mesmo com dificuldades, vai chegar novas Crises e ele não estará preparado.

P.P.P.S.: Veja, qual investimento retorna 15% a 20% de Lucro mensalmente, com perspectivas para ainda mais? E você tem esta maquina na mão, ou não tem?