Olá amigo Empresário !

Deixa eu te fazer uma pergunta:

– Quanto você precisaria vender a mais, para que fosse viável oferecer um desconto de 10% para seus clientes em um determinado produto ?

Vamos pegar como exemplo um refrigerante, onde o valor de venda normal é R$2,50 cada unidade.

Supondo então que você irá oferecer 10% de desconto em cada unidade, qual seria o volume necessário de vendas a mais para suprir esta ‘PERDA’ com o desconto oferecido ?

Antes de irmos mais adiante com o cálculo, vamos analisar um outro ponto muito importante.

Aliás, 2 pontos para ser mais detalhista.

O primeiro é relacionado ao volume (montante) gerado de descontos aplicados em todas as suas vendas diárias.

Hoje você tem acesso a este valor ?

Acesso ao montante de descontos oferecidos na venda de todos os produtos comercializados no Mês ?

Vamos pegar um exemplo, onde a Empresa fatura R$200.000,00 mês.

Durante este período ela fez diversas promoções, oferecendo produtos com descontos variados.

Alguns com 3% de desconto, outros com 5% e teve produtos até com 10% de desconto aplicado na venda.

Teve também a venda de produtos promocionais, como Combos, onde comprando uma unidade a segunda estaria sendo vendida com 20% de Desconto.

Então, este montante dos descontos aplicados, gerou um total de R$11.980,00.

Pensando assim, nós temos que o volume total Faturado foi de R$211.980,00 , porém, aplicando-se os descontos promocionais, a Empresa gerou um volume Líquido Faturado de R$200.000,00.

Guarde estes números então.

E vamos ao segundo ponto.

O mito de que os Clientes só compram se oferecermos descontos.

Na verdade o que precisa ser feito é apresentar o valor a ser cobrado de forma mais atraente, ou seja, nem sempre o produto estará com o desconto de fato.

Você poderá estar divulgando a imagem do preço como sendo DE (x) POR (Y) , ou DE (x) com 5% de desconto sairá por (y).

Aqui, estaremos utilizando o desconto como uma Ferramenta de Marketing.

Não vamos citar nomes, mas as grandes Empresas usam esta estratégia em suas campanhas de Marketing.

Então, a orientação que quero deixar, é para que pondere os Descontos oferecidos atualmente.

Em um mês de venda, se aplicar um desconto médio de 10% a menos, o seu Lucro já terá uma grande alteração, e seu Cliente não irá perceber o fato ocorrido.

Quer um exemplo.

Um produto onde o valor de venda seria R$10,00.

Aplicando-se um desconto de 10%, seu valor de venda viria para R$9,00 , correto ?

Agora, se você aplicar um desconto de 10% menor, antes de ser 10% então seria 9%.

Neste nosso exemplo, em um volume total de desconto que foi de R$11.980,00 , passaria para 10% menor, o que sobraria em nosso valor liquido faturado um resultado de R$10.782,00.

O valor nominal deste resultado será de R$1.198,00.

Percebe como ter os números, os indicadores é muito, mas muito importante para as ações e tomadas de decisão.

Voltando agora ao que falei logo no inicio, veja o quanto você precisaria vender a mais para oferecer um desconto de 10% em um lote de determinado produto.

Primeiro vamos hipoteticamente pegar um MARKUP, ou seja, um Lucro Bruto aplicado de 30%.

Para oferecer um desconto de 10%, seu volume de vendas precisarão ser 50% maior do que o normal para este produto.

Em números, você tiver uma venda nominal de 500 quilos de Feijão no mês, será necessário aumentar a venda para 750 quilos mês para gerar o mesmo valor faturado, e compensar o desconto oferecido.

Vou deixar o link para acesso a tabela completa do Lucro Aplicado e o Desconto Oferecido, apresentando o Crescimento necessário nas vendas para compensar o desconto.

Então é isto, como você está fazendo para acompanhar o volume de vendas e o desconto oferecido em sua Empresa.

Pense nisso, e coloque em prática o controle destes indicadores.

Abs, e suce$$o…