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Olá amigo Empresário !

Já ouviu falar em Gerenciamento por Categoria ?

Está análise traz para o Empresário uma fotografia sobre o comportamento da sua Empresa com relação aos produtos comercializados.

Claro que existe toda uma Ciência por traz deste conceito, porém, como sempre faço, procuro levar ao Empresário do Pequeno Varejo uma forma prática e didática de trazer para o seu dia a dia ferramentas de Gestão que de fato possa ser de fácil implantação em sua realidade.

Neste caso do Gerenciamento por Categoria, gostaria que os Empresários aprendessem a fazer leitura dos seus resultados de Vendas a partir da Classificação dos seus Produtos.

Infelizmente, quando se faz um cadastro de produtos no sistema de Gestão, se dedica muito pouco tempo ao lançamentos dos dados cadastrais corretos do produto.

Em qualquer segmento de mercado, pode ser uma Loja de Roupas, Loja de Presentes, Auto Peças, Pet Shop ou Supermercado, Mercearia, Loja de Conveniência, não importa o seu segmento, em qualquer um deverá existir a classificação dos produtos por Grupo (Categoria).

Para questão de didática, vamos analisar a classificação dos Grupos para uma Loja de Supermercado.

Veja como seria a classificação sugerida.

Padaria

– Paes

– Doces

– Salgados

– Bolos

Açougue

– Bovina

– Suina

– Aves

– Peixes

Mercearia

– Cereais

– Massas

– Enlatados

– Condimentos

Matinais

– Matinais

Frios e Laticinios

– Frios

– Laticinios

Bebidas

– Refrigerante

– Sucos

– Cerveja

– Destilados

Utilidades

– Utilidades

Limpeza

– Limpeza

Higiene

– Higiene

Doces e Bolachas

– Doces

– Bolachas

– Salgados

Hortifruti

– Frutas

– Verduras

– Legumes

Pet Shop

– Pet Shop

A partir destes Grupos e Subgrupos será possível ao final de períodos, podendo ser diário, quinzenal, mensal, ser feita a análise sobre o comportamento das Vendas.

Em um Supermercado é analisado as vendas por departamento, sabendo qual está sendo mais rentável diante do Faturamento Total da Loja.

Saber a participação do Açougue em relação ao faturamento total, por exemplo.

Para uma Loja de Roupas, saber a participação das Vendas de artigos masculino, feminino e infantil.

Então, podemos perceber que a classificação dos produtos no momento do cadastro é essencial para uma Análise bem feita, e os dados serem confiáveis.

E Você, como está fazendo as análises sobre o comportamento de Vendas da sua Loja ?

Consegue identificar qual o produto com menos Giro dentro de um determinado Departamento ?

Ou, consegue saber qual a Curva ABC por departamento, e assim fazer ajustes e campanhas para melhorar as Vendas de produtos encalhados ?

Quer saber como implementar em sua Loja estas análises por Categoria ou Departamento ?

Fale conosco.

Abs, e suce$$o…

Florisvaldo Alves Pereira

Diretor da TDP e Mentor da Metodologia AUFRE

(14)9.8135.4894 florisvaldo@tdp.com.br

Para pensar:

“Se você não sabe qual categoria está gerando mais Rentabilidade, você não saberá quais as ações que devem ser realizadas.”