Você sabe como definir a comissão do vendedor?

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As comissões são uma maneira de incentivar o bom trabalho no estabelecimento, mas é preciso determinar uma forma que seja viável tanto para o colaborador quanto para a empresa. Um modo de trabalhar com comissão do vendedor é realizar testes. Assim, é possível trocar o modo de comissionamento dos vendedores quando quiser.

Neste artigo, vamos ensinar como definir, de maneira adequada, as comissões de seus funcionários vendedores. Quer entender mais? Então continue a leitura para conferir!

Como formar a comissão dos vendedores?

Comissão por faturamento

Esta espécie de comissão é calculada conforme as vendas da companhia. Quando a empresa fatura, significa que a organização efetivou uma venda naquele valor (sem corte de custos). O cálculo da comissão é feito de acordo com o faturamento do mês anterior.

Por exemplo: se uma empresa vender o correspondente a R$ 100.000,00 e a comissão do vendedor é de 0,5% do montante do faturamento total, ele terá direito a R$ 500,00. Para estimular a equipe de vendas, a empresa pode estabelecer qual deve ser o faturamento para que seja entregue a comissão.

Comissão por margem de lucro

A comissão por margem de lucro envolve o cálculo do lucro, diferente do faturamento, da qual a comissão é formada somente pelo percentual predeterminado. O modelo proporciona uma maior sustentabilidade, pois está relacionado ao lucro do negócio.

Em tal tipo de comissão, o vendedor recebe uma porcentagem fixa por venda realizada. O cálculo é feito pelo lucro, e não pela venda. Por isso, é importante conhecer todos os custos e diretos, além de conservar a transparência com toda a equipe.

Comissão por recebimento

Esse modelo de comissão é adequado para organizações que vendem a prazo e recebem os valores de venda de maneira parcelada. Ou seja, diferente da comissão por faturamento, a qual é concedida pelo total vendido, independente se já foi recebido ou não.

No caso da comissão por recebimento, o valor só é transmitido ao vendedor após a quantia recebida pela companhia. Uma das vantagens desse tipo de comissão é o maior controle sobre o fluxo de caixa, já que o pagamento da comissão aos vendedores só é feito depois que o dinheiro entrar na empresa. Outra vantagem refere-se ao incentivo que os vendedores têm de vender à vista.

Bônus por atendimento

É sempre bom oferecer algo aos vendedores que se destacarem, tanto aquele que mais vendeu, como também aqueles que se mostrarem mais comprometidos com os valores da empresa ou os que alcançarem um maior desenvolvimento.

As gratificações não podem ser oferecidas a esmo, sendo preciso se adequar às estratégias/objetivos e exigências da empresa. Utilizar outras formas de incentivo além do dinheiro, como cursos, certificações, viagens, hospedagem e presentes, também é válido. Alguns fatores para usar como base são:

  • faturamento;
  • lucro;
  • necessidade de venda de um determinado produto;
  • renovação de estoque;
  • vendas à vista.

É necessário tomar cuidado para ter uma política clara de comissionamento, sendo recomendado documentar para não ter dúvidas e frustrações futuras. É preciso sempre estar atento para não comprometer os lucros no pagamento de comissão.

Gostou destas dicas sobre comissão do vendedor? Então, aproveite a visita em nosso blog e confira também quais as ferramentas de gestão fundamentais para sua empresa!

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