Olá amigo Empresário e Empreendedor, tudo bem com você?

Antes de continuar, deixe-me dar um recado para você.

Tenha uma Empresa que gera Lucro todo mês, independente do seu Resultado atual.

Vamos lá então.

Hoje quero falar com você Empresário, a respeito de forma de conseguir os dados cadastrais do seu Cliente.

Se você tem uma Loja de Roupas ou algo semelhante, onde normalmente tem vendas a prazo, capturar os dados do Cliente passa a ser algo mais normal.

Mas, para Lojas onde temos vendas diárias, mais rotineiras e de valor menor, como supermercados e afins, isto já não é tão simples.

Embora precisemos dos dados cadastrais dos Clientes para diversas analises, nem sempre isto está à mão.

Normalmente não se dá a devida importância a esta prática, mesmo porque, talvez não se faça uso dela.

Então, só que nos dia de hoje, não se de ao luxo de permitir não conhecer seu Cliente e seus hábitos de consumo.

E se tratando do primeiro caso, onde você faz venda a prazo, venda de produtos com garantia será fácil obter os dados do Cliente.

Só que tem um “porém” aqui.

Só ter os dados dele não irá gerar nenhuma inteligência para a sua loja.

Aliás, não vamos nos ater somente ao caso da Inteligência dos dados.

Quando você tem os dados do Cliente, para criar esta Inteligência, você precisará relacionar a venda ao Cliente, cada vez que ele passar no seu Caixa.

Ou seja, de nada irá resolver o Cliente estar cadastrado, se quando ele for até sua Empresa realizar uma compra, ele não for identificado nesta compra.

Neste momento, me deixe justificar melhor este caso da captura dos dados do Cliente de duas formas aqui.

Na primeira, vou me ater a este caso da Inteligência das Vendas, onde você, ou melhor, sua Empresa vai começar a ter informações de Compra do Cliente.

O outro ponto que quero destacar é o caso da Fidelidade do Cliente.

Quando você passar a capturar os dados do seu Cliente, será necessário oferecer algo em troca.

Neste caso, o envolvimento em Campanhas de Fidelidade criam este vinculo.

Benefícios para o Cliente e receita para sua Empresa.

Justo, não acha.

No caso das Campanhas de Fidelidade, existem inúmeras opções que podem se encaixar no perfil da sua Empresa e de seus Clientes.

Como é uma ação um pouco mais detalhada, vamos deixar ela para outro momento.

Quero dar uma atenção especial aqui a um método que está sendo muito utilizado atualmente, que são os Descontos Condicionais.

Oferecer descontos especiais para Clientes Fidelizados.

Este tipo de operação acaba que usando parte do processo da Campanha de Fidelidade, só que de forma mais simples.

Vou usar este termo simples porque é desta forma que eu preciso que você olhe para esta ação.

Diferente das Campanhas de Fidelidade, que precisa ter um controle sobre o acumulo de pontos do Cliente, esta nova ação não usa este procedimento.

Só explicando um pouco mais sobre a Fidelidade, normalmente estas campanhas tem características próprias, e uma delas é o acumulo de pontos em troca de um benefício.

O exemplo mais simples é você oferecer ao seu Cliente um bônus após o acumulo de 10 selos que normalmente são referentes a 10 compras ou visitas ao seu estabelecimento.

Esta é uma forma simples, mas poderia ter também a conversão de valores por pontos, e a cada determinada quantidade de valores acumulado, pode ser trocado por um produto ou desconto.

Só para concluir este caso da Fidelidade, um outro fator a considerar é o prazo de validade das Campanhas.

Isto muitas vezes dificulta a percepção de retorno do Cliente, considerando que muitos podem não atingir o necessário para ser bonificado.

Vamos agora entender o processo desta outra ação que estou sugerindo.

Ela está muito em uso atualmente, principalmente por varejistas onde as compras são mais rotineiras, como supermercados, petshop, quitanda, casa de carnes.

Compreende-se em usar determinados que sofrerão descontos apenas para Clientes cadastrados.

Bem simples assim. Rsss

O Cliente é cadastrado na Loja.

Faz suas compras e ao passar no Caixa informa seu código de cadastro, podendo ser seu CPF.

Neste momento, caso o Cliente esta comprando algum produto que se encontra na campanha promocional, o desconto será aplicado de forma automática.

Este tipo de campanha se torna muito atrativa para o Cliente, e de fácil manutenção para a Empresa, pois ela pode ser criada periodicamente, sem gerar vínculos com prazos maiores.

É importante entendermos neste momento que uma ação não inviabiliza a outra.

Estou falando aqui das Campanhas de Fidelidade, elas tem seu valor e sua aplicação específica, com suas particularidades.

Então, voltando a ação promocional, quando se fala em bonificação, premiação, descontos que estão envolvidos em alguma ação de vendas, é importante o Empresário entender qual o impacto financeiro que terá.

Neste tipo de venda, com desconto no caixa vinculado ao cliente cadastrado, muitas vezes os produtos ofertados fazem parte de negociações diferenciadas, onde o próprio Fornecedor fez algo especial no preço.

Por este motivo, ela se torna mais fácil de Gerenciar.

Este exemplo do desconto para Clientes cadastrados tem uma característica importante. Para que ele funcione, irá depender da intervenção do seu Aplicativo de Vendas.

Caso não tenha esta opção, sugiro que mantenha contato com seu prestador de Serviço para sugerir esta melhoria.

Além desta promoção com descontos em produtos vinculados ao Cliente, você poderá ter outros tipos de promoção.

Veja o exemplo dos combos ou kits de produtos, onde o Cliente receberá desconto também.

Poderá criar ofertas para o preço básico para uma unidade e desconto para 3 unidades.

Estas ações promocionais são muito dinâmicas e podem ser criadas a qualquer momento.

Imagine, você recebe do seu Fornecedor uma bonificação compensatória na compra que está fazendo.

É claro que parte deste bônus é interessante estar utilizando para manter a Fidelidade do seu Cliente.

Então, use este processo de descontos especiais que estou sugerindo.

Fazendo isso, você passará a ter dados de compra da sua clientela, e mais especificamente ainda do seu Cliente.

Após algum tempo, sua base de informações começará a ter inteligência, como por exemplo, você saber qual o tipo de produto que seu Cliente está comprando mais.

Usando estas informações em conjunto com as campanhas de Marketing, você terá uma assertividade maior nas promoções a serem criadas.

Conhecendo o seu Cliente, você conseguirá outras informações, como saber quanto tempo faz que ele não vem a sua Loja, podendo fazer uma campanha direcionada, exclusivamente a este Cliente.

Com tanta tecnologia disponível atualmente, com tanta forma de interagir com o Cliente, não é possível mais que as Empresas apenas realizem as vendas de forma tradicional.

Já falei diversas vezes sobre a Transformação Digital, e esta ação de promoções é um passo assertivo neste caminho da tecnologia aliada as vendas.

Você Empresário, deve ser movido por ações.

Isto que estou orientando aqui, já esta em uso em muitas Empresas do Varejo.

Não é necessariamente algo muito novo.

Porém, é algo que o Pequeno Varejo, o pequeno Empresário acaba relutando em implantar.

Espero que esta não seja a sua atitude, já que costumo falar sempre com Empresário do Varejo aqui.

Faça sua manobra, veja o que é necessário fazer e implemente esta ação em sua Empresa.

Se você não fizer, seu concorrente vai fazer.

Ou até já não está fazendo?

E tem mais, esta é só uma das ações a serem feitas.

Não adianta querer deixar esta de lado e ir para outra, escolhendo opções mais cômodas, aquelas que te deixa na Zona de Conforto.

Precisa fazer todas.

É claro que algumas podem não se encaixar em determinadas Empresas, alguns ramos de atividades aderem melhor a determinadas ferramentas que outras, mas precisa pelo menos analisar.

Pense, modele, analise.

Se não for viável, tudo bem! Vai para a próxima.

A minha função aqui é mostrar o caminho, a sua função enquanto Empresário é viabilizar o uso daquilo que for coerente para sua Empresa.

Agora é com você.