Não quebre, conheça antes seus produtos Ouro, Prata, Bronze e quem sabe Latão

De forma bem objetiva, responda:

– Você sabe quais são seus produtos Ouro, Prata, Bronze e Latão, sendo que para isso você deverá saber quais as margens de Lucro que está obtendo na venda de cada item ?

Você tem esta informação ?

Talvez hoje você está analisando o seu resultado, no caso o resultado da sua Empresa baseado na venda de todos os produtos, e não está levando em consideração ações a serem feitas, ou até mesmo analisando o resultado de ações promocionais e de descontos em datas comemorativas.

Isso mesmo, analisando o resultado daquela promoção de final de semana, ou a campanha de aniversário da Loja, e entender se estas ações surtiram efeitos, se de fato geraram margens satisfatórias após o fechamento das vendas.

Vamos entender o que seria esta classificação do lucro apresentado nas vendas dos seus produtos, e a partir dai saber definir o que poderá ser feito para obter melhores resultados

Aprenda como transformar um produto Bronze em Prata, e um Prata em Ouro e assim não se afundar em maus resultados seguidos no longo prazo.

Produtos OURO

Estes são aqueles produtos vendidos com a margem de Lucro ideal, que realmente deixa dinheiro no bolso do Empresário e no Caixa da Empresa.

Considere uma margem liquida de 20% ou mais.

Mas cuidado, e isto irá valer para os demais produtos Prata, Bronze e Latão.

O importante aqui é a Margem Liquida, já descontando todas as Despesas Variáveis e os Custos Fixos proporcionais existentes no seu negócio.

Como exemplo, vamos considerar o custo fixo mensal com Salários, rateado ao custo de cada produto vendido.

Este seria o seu sonho de consumo e o de qualquer Empresário, ter margens superiores a 20% em todos os produtos, porém, sabemos que isto é muitas vezes uma utopia, manter todos os produtos na linha OURO.

Por isso, vamos continuar, e analisar a próxima categoria.

Produtos PRATA

Aqui encontraremos aqueles produtos que oferecem uma margem liquida de 10% até 19%.

Veja, você irá trabalhar para que suas margens sejam atingidas dentro do patamar ideal, mas isso nem sempre será possível.

Falamos anteriormente sobre promoções e descontos que são necessários acontecer para que a Empresa tenha atrativos comerciais, e assim consiga chamar a atenção dos Clientes para as compras.

Algo que precisa acontecer, mas que também precisa ser monitorado.

Então analise, acompanhe os Produtos com resultados Prata, afinal, eles não são tão ruins assim.

Produtos BRONZE

Chegamos a uma linha de produtos que poderão estar consumindo todo o caixa da Empresa e não deixa nenhum tipo de resultado.

As margens obtidas são suficientes apenas para zerar as contas mensais.

Paga-se os custos Variáveis e os custos Fixos e não sobra nada para um planejamento de crescimento a longo prazo.

Aqui é um ponto a ser muito bem acompanhado.

 

Entender como está a sua Empresa e quantos e quais produtos estão nesta categoria poderá mudar o rumo dos seus negócios.

Produtos LATÃO

Nesta categoria estão aqueles produtos que minam a Empresa, sugando todos os seus recursos.

Sabemos que em alguns casos este tipo de produto é até necessário, mas, pense comigo, ter este tipo de produto sem um acompanhamento de perto, de fato irá levar a Empresa ao caos.

Aqui estão aqueles produtos que estão sendo “pagos” para serem vendidos.

São produto que tem uma margem negativa.

Como dissemos, podem existir, como são os casos de produtos utilizados para atrair novos clientes, ou alavancar algumas campanhas pontuais.

Porém, são produtos monitorados, vendidos com margem negativa de forma consciente.

Então, cuidado, vender permanentemente produtos Bronze e Latão é assinar a sentença de falência de sua Empresa.

Conclusão

E você, sabe quais são seus produtos Ouro, Prata, Bronze e Latão ?

Mas de forma consciente, correta, preto no branco.

E mais, descontando os custos fixos e os custos variáveis ?

Afinal, não se analisa aquilo que não se tem conhecimento.

Quer saber mais como ter este tipo de controle ? Fale conosco, teremos imenso prazer em ajuda-lo nas análises e aplicar métodos que de fato possam melhorar os seus Lucros !

Abs e suce$$o a todos.

Florisvaldo Pereira

Diretor da TDP