Olá Empreendedor, tudo bem com você?

Vamos observar um ponto muito importante antes de iniciar:

A Margem, ou Margem de Lucro não representa o quanto a empresa está lucrando.

É um fator bastante simples, mas pode ser um divisor de águas para muitos Empresários que estarão acompanhando este artigo. Digo isso pois muitos calculam ou pelo menos se baseiam nesta premissa, que a margem aplicada no produto é o lucro líquido que sua empresa vem obtendo.

Então, tome muito cuidado, você pode estar enganado!

O MARKUP, uma palavra até certo ponto estranha para muitos, pode estar sendo confundida com a margem aplicada no cálculo do preço de venda do seu produto. Então, para darmos andamento, vamos a partir de agora entender que, o índice aplicado sobre o preço de compra do produto para se atingir o preço de venda desejado, esta não é margem, mas sim MARKUP.

CONHECENDO A FÓRMULA DO MARKUP

Por definição, MARKUP é a porcentagem aplicada sobre o preço de custo do produto para se obter o preço de venda.

Vamos aplicar uma fórmula a um exemplo:

Valor de Venda = Valor Compra * MARKUP

Valor de Venda = R$17,00 * 25%

Valor de Venda = R$21,25

Também podemos quere saber qual está sendo o MARKUP aplicado em determinado produto.

Para isso temos que aplicar uma fórmula também, e ela está logo aqui.

MARKUP= ((Valor de Venda / Valor Compra)-1)*100

OBSERVAÇÃO IMPORTANTE: O índice aplicado de 25% não se refere a Margem de Lucro que o produto irá oferecer. Guarde bem isto.

CONHECENDO A FÓRMULA DA MARGEM DE LUCRO

Neste caso, para calcular a Margem de Lucro ou a Margem entregue pela venda do produto será utilizada outra fórmula:

Margem de Lucro = (Valor Venda – Valor Custo) / Valor Venda

Margem de Lucro = (R$21,25 – R$17,00) / R$21,25

Margem de Lucro = R$4,25 / R$21,25

Margem de Lucro = 20%

Este é resultado que obtivemos através destas duas equações e definições.

Agora, vamos refletir sobre algo muito importante e que fará parte, ou melhor, que faz parte do objetivo deste nosso estudo.

Entendermos juntos que, talvez, muitos empresários acreditam que o produto deveria ter uma Margem de Lucro de 25%, mas na verdade ele está dando uma Margem de Lucro de 20%.

Aqui é onde mora a ilusão que abrange muitos empreendedores, que cobram por um resultado, mas estão obtendo outro totalmente diferente.

Tem muita diferença entre uma Margem de 20% e uma de 25%, certo?

E uma dica importante, quanto maior for o MARKUP maior será a diferença para a Margem.

Um outro exemplo: Quando tivermos um MARKUP de 40% a Margem que irá sobrar será de 28,57%.

E tudo isso foi previsto com um cálculo bem simples, sem utilizarmos qualquer fórmula de precificação do produto, que muitos empresários fogem dessa responsabilidade, colocando a margem que vem na cabeça.

Minha missão é atentar para este fato preocupante de se fazer uma projeção de Lucro baseada em MARKUP.

VAMOS A OUTRO EXEMPLO

Mais um exemplo, mostrando a diferença que se tem em um Faturamento de R$100.000,00 (cem mil reais mensais).

Vamos usar a mesma proporção do exemplo que já temos, ou seja, um produto com valor de venda de R$21,25.

Agora, para um faturamento de R$100.000,00 teremos um valor de custo de R$80.000,00. Já deu para ver que o Lucro foi de R$20.000,00 e não de R$25.000,00, certo?

Parece óbvio, simples, mas é aqui que muitos se confundem com o que deve sobrar para as operações da empresa.

Está é a armadilha que muitos Empresários acabam caindo, que por ter aplicado um MARKUKP de 25% para atingir o preço de venda, que seu resultado no produto (Margem de Lucro) seria R$25.000,00 ou 25%.

Quando isto acontece e não se tem nenhum outro tipo de análise, a empresa poderá estar trabalhando todo o tempo no vermelho.

A longo prazo, ficará evidente essa falha em algum momento. Como empréstimos para suprir o caixa. Também aquela velha história que escutamos diversas vezes, onde o empresário relata:

– Temos uma Margem até que boa, mas não está sobrando nada.

Será que aqueles 5% de diferença entre a Margem e o MARKUP não está sendo o furo no balde?

Por isso que achei oportuno mostrar esta diferença entre a Margem e o MARKUP, para que possa ser avaliado como está sendo feito seus cálculos e suas projeções.

Este caso vale para a análise individual de um produto como para um Grupo ou Categoria.

Saber qual a Margem que está sendo obtida em determinados segmentos de produto em sua loja irá fazer toda a diferença.

Sabemos que determinadas linhas de produto oferecem margem melhores para se trabalhar.

O CONHECIMENTO NA PRÁTICA

Entendendo então este ponto da Margem e MARKUP fica mais fácil uma análise do que se pode trabalhar, por exemplo, com promoções e campanhas de vendas.

Agora responda, qual está sendo as suas principais Margens de Lucro?

Qual o seu departamento que apresenta a melhor Margem?

Antes de terminar, vou deixar um link para que você possa baixar uma planilha onde faço uma comparação entre Margem e Markup.

Esta planilha demonstra a diferença entre cada MARKUP aplicado e o resultado da Margem que será obtida.

Veja este exemplo da planilha com os comparativos.

Margem MARKUP

10% 11,11%

15% 17,65%

20% 33,33%

Podemos observar que, conforme vamos aumentando a Margem a ser obtida, o MARKUP precisa ser cada vez maior.

Nesta planilha você poderá alterar o MARKUP e irá encontrar qual será a sua Margem.

Florisvaldo Alves Pereira

Diretor do Grupo TDP

(14)9.8135.4894

tdp@tdp.com.br

P.S.: Segue o LINK para que você possa baixar a planilha para suas simulações de Margem e MARKUP