Olá Amigo Empresário e Empreendedor, usuários do FACILITE Sistemas Comerciais.

Fizeram esta pergunta para mim esses dias, vendo as LIVES que venho fazendo, vendo as postagens que faço.

A pessoa me questionou sobre o que realmente ela deveria fazer para ter sucesso no negócio dela, na Empresa dela, principalmente agora e para pós CRISE!

Bem, como falei anteriormente , nas LIVES tratamos de vários assuntos.

Para responder esta pergunta eu gostaria de ir um pouco mais além, para analisarmos juntos alguns pontos.

Queria falar sobre GESTÃO.

Muitas vezes falo sobre esta questão que a Empresa precisa ter: GESTÃO.

Falo Gestão de forma a definir 4 pontos muito importantes, vamos chamar de áreas dentro da Empresa.

O Empresário não vai ser um especialista em todas as áreas, este é o primeiro fator que precisamos considerar aqui.

O Empresário na maioria das vezes será um Generalista.

E isto é bom, porque ele consegue ver a LAVOURA. É claro que estou fazendo uma ANALOGIA, para termos uma comparação e entender melhor onde eu quero chegar.

Acho que assim ficará mais fácil.

Imagine aqui uma FAZENDA, onde nós temos uma bela FAZENDA.

E esta fazenda não produz só uma variedade de produto, um único produto no caso então.

Neste meu exemplo, ela tem a produção da cana-de-açúcar, mas tem também, soja, milho, isto na Agricultura, mas também tem a criação de Gado de Corte, Gado de Leite e Granja de Porcos.

Imagine só.

O Gestor deste negócio ele não cuida de tudo isso sozinho, ele não irá saber de tudo em detalhes, ali no dia a dia.

Ele precisa sim ter conhecimento sobre tudo, que é diferente, mas naturalmente ele terá pessoas, empresas, funcionários com conhecimento específico que irão auxiliar ele na Gestão de todas estas Culturas dentro da FAZENDA.

Estou fazendo esta comparação para que possamos entender mais o que acontece com as Empresas de Varejo.

Vejam, grandes Empresas de Varejo, elas tem condições de manter profissionais que cuidem de cada área, ou seja, ela tem como fazer a Gestão de forma abrangente.

Falo abrangente no sentido de ser realizada de fato.

Já não é o caso das Pequenas e Médias Empresas de Varejo.

Em tudo isso que estou pontuando tem um fator que diferencia as Empresas.

É o tamanho delas.

Teremos grandes Empresas que tem mais pessoas trabalhando e temos Empresas menores, onde toda estrutura é proporcional ao seu tamanho.

Neste momento, alguns de vocês que estão me acompanhando podem estar pensando em outro fator, que estas grandes Empresas tem dinheiro, tem condições de colocar em prática os melhores processos, de contratar as melhores Empresas e ter as melhores Equipes.

Isto até pode ter um fundo de verdade sim.

Mas, antes disso tem algo que fez ou faz com que estas Empresas se diferenciem, que estejam na frente da concorrência.

Vamos pegar um exemplo de Empresas pequenas. Do mesmo porte até, duas empresas semelhantes. Ai você é atendido, ou vai comprar em uma delas, e depois acaba passando pela outra, e o mais interessante, percebe a diferença, e pontua a diferença entre elas, fica evidente.

Você não sabe dizer o que, mas percebe.

Ai, vou responder agora parte da pergunta que me foi feita, que é o que de fato funciona no Varejo?

Falo parte, porque vou detalhar mais um pouco a frente.

Então respondendo, em primeiro lugar é o Empreendedor entender que a Empresa inicia com Gestão.

Gestão, se pegarmos no dicionário é o ato ou fato de Gerir, Administrar, Gerenciar.

Muitas vezes já ouvi dizer coisas do tipo: sabe aquele ali, ele é o Gerente, não faz nada.

Veja, quando uma Empresa está tendo resultados, é porque ela está sendo bem gerida, Administrada, Gerenciada, e a função principal do Gerente é esta.

Em Empresas de pequeno porte, as pequenas, esta função de Gerente é exercida grande parte dela pelo Empresário, pelo proprietário.

Este é o primeiro fator: A Empresa precisa ter Gestão. O Empresário do Varejo não tem Gerentes muitas vezes, principalmente por áreas da Empresa, então ele precisa ser o Gestor de tudo, saber comandar, gerenciar as pessoas que irão executar.

Agora, para termos um norte mais claro para as Empresas de Pequeno Varejo, vou classificar esta Gestão em 4 grandes áreas.

Teremos a Gestão do Desempenho, a Gestão do Marketing, a Gestão de Pessoas e a Gestão do Lucro.

Toda Empresa pode ser dividida então nestas 4 grandes áreas, e gerenciada a partir delas.

Imagine uma PIZZA (Você esta vendo que gosto de fazer analogias, estas comparações muitas vezes tornam mais fácil o entendimento).

Continuando então, no exemplo da PIZZA, você tem ela em 4 grandes pedaços. Ai tudo que for feito na Empresa seria classificado e colocado em um desses pedaços.

Então o que de fato funciona no Varejo, é a Gestão, agora detalhando um pouco mais na Gestão das Pessoas, do Marketing, do Desempenho e do Lucro.

Durante todo o dia, sejam Empresas de Pequeno, Médio ou Grande porte, elas estarão discutindo, tomando decisões nestas áreas, e estas áreas estarão interagindo entre elas.

E a Empresa de Varejo (pequena) não é diferente.

Então, irão se sobressair aquelas que souberem Gerenciar melhor estas áreas.

Agora, o que eu gostaria de detalhar mais um pouco, e deixar mais evidente aqui, é que existem métodos e processos que auxiliam as Empresas a terem resultados em todas estas áreas.

São Sistemas, são treinamentos, são processos e metodologias que quando implementados, fazem com que a Empresa Evolua.

O objetivo sempre será evoluir, sempre será a Empresa medir o seu progresso.

Via de regra, ao menos que me provem o contrário, a evolução de uma Empresa se resume no seu crescimento Financeiro.

Se ela está tendo LUCRO, se seus resultados estão sendo positivos é porque ela está no caminho certo.

Agora, isto não se faz com ACHISMO.

Não é o Empresário achar que ele está tendo resultado porque conseguiu trocar de carro no final do ano.

Ou porque o faturamento do mês atual foi maior que do mês anterior.

É neste ponto que muitas Empresas começam a se prejudicar, a ter problemas que no médio e longo prazo acabam levando ela ao fracasso sem ao menos perceberem.

Sabe aquela situação, onde quem esta dentro do barco não consegue ver que ele está afundando, mas quem está de fora percebe.

Quando falo que o Empresário do Varejo precisa acreditar mais nos métodos e processos, quero dizer que isto funciona, ele queira ou não usar ou implantar em sua Empresa.

E tem mais, as Empresas quando crescem, precisam mais ainda implementar as ferramentas para Gestão do Marketing, de Pessoas, do Desempenho e do Lucro.

Quer ver um exemplo.

Toda Empresa de Pequeno Varejo muitas vezes começa em casa.

Também temos os casos em que era um funcionário de um supermercado que decide abrir seu próprio mercadinho ou seu pequeno açougue ou padaria, ou quem sabe um restaurante.

No início vai tudo bem, tudo é novidade, para os Clientes e para o Empresário.

Estou falando no inicio, porque após 6 meses, a maioria já começa a sentir os problemas.

O primeiro ponto a ser analisado aqui é que o ex-funcionário, ele não era um Empresário ainda, ele era muitas vezes o Padeiro ou o Açougueiro do mercado, ou um Pizzaiolo que abriu sua própria Pizzaria.

E via de regra, abriu o seu negócio entendendo do que fazia, mas não entendia muito de Gestão.

Principalmente da Gestão de Pessoas, de Marketing, de Desempenho e do Lucro.

Antes ele precisava ser um bom PIZZAIOLO, agora ele vai precisar, além disso, saber lidar com MARKETING, por exemplo. Saber contratar pessoas.

E assim, a maioria das Pequenas Empresas começam, mas não conseguem ter resultados porque falta este entendimento da Gestão como um todo.

Olha, nesta nossa conversa, o meu objetivo é mostrar que os Pequenos Empresários precisam entender o sentido de se preparar, de buscar pessoas ou empresas como o Sebrae, que possam colaborar para a implementação de Métodos e Processos em cada uma dessas áreas que estou pontuando.

Nesta minha jornada como Empresário, atuando na Área de Tecnologia, conheci muitos Empresários e muitas histórias.

Algumas que deram certo, que estão dando certo, mas também conheci muitas que deram errado ou que estão dando errado.

Antes deixa eu explicar melhor este fato de ter dado errado e de estar dando errado.

Ter dado errado são aquelas que já fecharam, agora, estar dando errado são aquelas que estão no caminho de fecharem, no médio ou longo prazo, se não mudarem sua postura, no caso a postura do Empresário.

Como se diz, só não temos solução para a morte, pois a unica certeza que temos é que um dia ela chega para todos.

Então, estas Empresas que já se encontram em dificuldades, que estão como se diz, patinando a um bom tempo, é como se estivessem em uma areia movediça, só estão se afundando mais a cada dia que passa, porém, elas tem sim como reagir.

Mas primeiro precisa dar um passo para traz e começar a enxergar a LAVOURA.

Enxergou a LAVOURA, ver qual das áreas esta mais praguejada e começar a cuidar.

Mas não pense que será só fazer a Gestão do Marketing e tudo se resolve. Não é assim, lembra da PIZZA que falei, de 4 pedaços.

Pensa no queijo, quando coloca para assar ele se junta, parece uma coisa só.

É assim também na Empresa. Existem as 4 áreas a serem cuidadas como falei, mas que ao mesmo tempo se relacionam uma com a outra.

É isto que de fato as Empresas de Varejo precisam entender e fazer.

Isto é o que funciona e o que continuará funcionando no Varejo. O Empresário entendendo que ele precisa ser mais o Gestor e menos o executor.

Entendendo que você precisa ter foco na Gestão que os resultados virão.

É fato, mais uma vez vou insistir, as Empresas que vem tendo resultados são aquelas que priorizam a Gestão como um todo, mas não só em uma área, não só naquela em que o Empresário se sente confortável, mas na Empresa como um todo.

Este é o recado que eu gostaria de passar para vocês, e espero ter conseguido expressar a resposta para a pergunta, o que de fato funciona nas Empresas do Varejo.

A Resposta: GESTÃO.

Um forte abraço!