Isso é o que muitos esperam que aconteça, mas vou relatar aqui que não será isto que irá acontecer somente pela TROCA DO SISTEMA de Informação que a Empresa vem utilizando.

Vamos contar uma Historinha, bem peculiar de todos:
Certa vez uma Pessoa, com muita vontade de vencer na Vida, com muitos planos em mente para arquitetar inúmeras ideias, para coloca-las em prática para que sua condição Financeira se alterasse, tomou a iniciativa de começar a ter seu próprio ‘Negócio’.
E foi assim, começou bem pequeno, aliás, começou atuando de forma paralela, pois trabalhava durante o dia em uma Concessionária de Veículos e aos sábados ajudava sua Esposa que já atuava na venda de ROUPAS a clientes em sua própria CASA. As compras eram feitas pela Esposa a cada 15 dias, o qual ia a SP buscar as mercadorias.
Foi assim durante 3 anos, começando bem devagar, apostando tudo o que podia em seus SONHOS (Seu e de sua Esposa).
A ‘coisa’ já estava um pouco grande, não sendo mais possível atuar como BICO, então teve que tomar uma decisão. Continuar pequeno, atendendo em CASA ou abrir seu próprio negócio, saindo da Empresa em que trabalhava e indo trabalhar junto com a Esposa em seu PRÓPRIO Empreendimento.
E assim foi feito, tomo a decisão correta. Abriu seu PRÓPRIO Ponto Comercial, pequeno, porém com porta para a Rua como manda o figurino.
Hum, os controles até então, sabem já como eram ? Mas independente disso, tudo funcionava, o movimento girava e tudo ia muito bem.
Começa então uma nova fase. As vendas começam a ampliar, novos funcionários são necessários e contratados, e os controles aumentam, o volume aumenta proporcional em tudo (Contas a Pagar, Contas a Receber, Inadimplência, Necessidades de Atender o Fisco, …….)
Então, é hora de contratar um Sistema Informatizado para organizar tudo.
Ledo engano !!!
Contrata-se o Sistema, a Empresa fornecedora do SISTEMA até tenta orientar como utilizar, mostra funcionalidades, mostra recursos, mostra relatórios, mostra então como Obter Resultados e como analisar as condições da Empresa. Porém, na correria do dia a dia, o máximo que é feito é a emissão do Pedido de Venda e os Cupons Fiscais.
Sabe aqueles relatórios para ANÁLISE que o Sistema oferece, os Resultados Financeiros que demonstram a condição da Empresa, as informações para a Tomada de Decisão (Compro Mais, Posso Vender a Prazo, Qual a Melhor data para Pagamento, Quem são os Melhores Clientes, Qual os Limites Bancários……. e mais, e mais…), bem, tudo isso vai ficando de lado.
Aí o tempo passa, as atividades se Tornam uma ROTINA diária de Compra e Venda INFORMAL, e a situação começa a se complicar. Já se passaram 2 anos de Porta Aberta para Rua e a situação Financeira começa a Complicar.
Qual a solução? Buscar uma ajuda EXTERNA. E sabe o que orientaram ? Trocar o Sistema. Isso mesmo, o que vemos muito por ai. Trocar o Sistema, não buscam MUDAR OS PROCESSOS, MELHORAR OS CONTROLES, AVALIAR AS ROTINAS, simplesmente vamos TROCAR o Sistema, que ai sim teremos resultados.
Novamente, LEDO ENGANO. Sabe por que? Porque o novo Sistema irá oferecer em sua Grande parte os mesmos controles e funcionalidades.
O que precisa mudar será o PROCESSO de como utilizar o Sistema, como obter os Resultados do Sistema para que ele possa ajudar a você a sair da Cri$e.
Então, não troque de Sistema na primeira oportunidade, chame a pessoa responsável e procure entender junto com ela quais os Recursos que ele oferece e que poderá lhe ajudar de forma Efetiva a melhorar as condições de sua Empresa.
Então, o que esta esperando para buscar ajuda com aquele que esta do seu lado e pode oferecer muito a você, o FORNECEDOR ATUAL do SEU SISTEMA.
E Se você ainda não tem Sistema, pense em ter um. E quando tiver, procure usar os Recursos que ele oferece.(Nos deparamos com a mesma situação com Empresas que estão no mercado a 5,10…20…anos)

Florisvaldo Alves Pereira
Diretor – TDP Sistemas de Informação

SEU NEGÓCIO

Veja também:

PROJETO AUFRE – SUA EMPRESA NA PALMA DA MÃO

PROJETO AUFRE