Amigo Empresário, se eu chegar até sua Empresa e oferecer para você um Sistema, com certeza você irá dizer para mim que não está PRECISANDO. Pode ser que não esteja precisando porque já tem um em uso ou porque entende que não precisa de um Sistema para fazer as atividades básicas de sua Gestão.

Ledo engano!

Mas se eu perguntar para você, Empresário do Varejo, qual o seu DESEJO, você com certeza vai me responder que precisa aumentar suas Vendas e melhorar os seus Lucros.

Então, você não sabe, mas está DESEJANDO involuntariamente e inconscientemente um Sistema que possa gerar estes resultados.

Exatamente esta é a diferença entre DESEJAR e PRECISAR.

Só uma observação, você poderá comprar algo que estava DESEJANDO, mas que não estava PRECISANDO, cuidado…

Quando você DESEJA, você quer algo que nem sabe como irá conseguir ou até mesmo o que irá fazer, mas você DESEJA. Mesmo que for para satisfação temporária, mas você quer, é assim em tudo na nossa vida. São questões de prioridades, e esta prioridade faz com que tenhamos o DESEJO e não apenas adquirirmos porque PRECISAMOS.

Atualmente temos o aplicativo UBER. Em cidades maiores, você concorda comigo que poderá se deslocar sem a necessidade de ter um carro próprio. Assim, você não precisa ter o carro, mas pode DESEJAR ter.

Na gestão da Empresa também é assim, involuntariamente tomamos decisões e atitudes com base em nosso DESEJO. Caberá você Empresário tomar a decisão correta sobre o que está Precisando de fato.

Mais uma vez, você deseja ter, porém não quer ter muito esforço, pois precisa mudar atitudes em sua rotina empresarial. Veja, o Empresário deseja ter o controle de Estoque, mas como precisa de um pouco mais de esforço para ter este resultado, então posterga e fica procrastinando.

Todo, mas todo Empresário deseja ter o mínimo de Inadimplência, mas para isso precisa controlar e ajustar cada parâmetro no limite de crédito do Cliente e fazer o acompanhamento de perto, através de análises quase que diárias, mas como isso da trabalho, ele opta em reclamar que não aguenta mais a Inadimplência (é meio contraditório, mas é verídico).

O Desejo por um aumento na carteira de Clientes é grande, mas como precisa implantar e monitorar uma Campanha de Fidelidade acaba por não fazer nada, e lança campanhas fracas, não mede resultados obtidos e depois fala que Campanha de Fidelidade não dá Resultado (já pensou?).

E assim são todas as Ações na vida do Empresário do Varejo, existe sim o Desejo por um resultado melhor, mas como precisa do envolvimento e esforço permanente (da trabalho, concorda?), então vai deixando de lado.

Procrastinação pura. Fazer sempre a mesma coisa não dá trabalho, é fácil, esta é a grande verdade.

Ai, quando se chama um fornecedor de Sistema de Gestão o Empresário vai logo avisando: eu só quero um SISTEMINHA (programinha) para emitir Nota Fiscal e Cupom que meu contador mandou.

Viu porque se passa a ter uma visão de que o sistema é caro, e porque quer um mais barato?

O Empresário abdica de usar os recursos oferecidos e que trazem Crescimento e Lucro, para usar um mais barato para não ter um esforço extra todo dia, mas também paga o preço de não ter o resultado esperado.

O Desejar e Precisar então são quase a mesma coisa, mas vista por um ângulo diferente passam a nos oferecer resultados totalmente diferentes. Cuidado para não estar apenas Desejando coisas erradas, enquanto na verdade o que está Precisando é colocar a mão-na-massa e mudar.

A Gestão do Lucro irá fazer com que você tenha o resultado que PRECISA e não o que DESEJA. Não fique procrastinando, faça o que precisa ser feito e tenha o resultado que merece.

Na verdade, o resultado não vem porque merecemos, o resultado vem porque buscamos ele.

P.S.: Antes de tudo o Empresário precisa analisar o que está Precisando e colocar em prática, partir para o campo da Ação.

P.P.S.: Não deixe que Desejos se tornem devaneios. Nós sabemos quais os melhores recursos que podemos oferecer para que o Empresário possa ter Lucro, mas se você nos fala que não Precisa, vamos de Cupom Fiscal somente, e com o tempo novas ferramentas irão mostrar o que realmente traz o Sucesso.

P.P.P.S: Antes de terminar, estava me esquecendo. Aponte para mim uma única Empresa que teve sucesso dizendo que não PRECISAVA fazer Gestão!