Pense comigo, uma Empresa de Comércio Varejista trabalha o tempo todo com a COMPRA e VENDA de Produtos (Mercadorias). Esta transação é o que irá gerar o FLUXO FINANCEIRO da Empresa. Qualquer falha no processo que controla esta movimentação dos produtos na Empresa irá comprometer consequentemente a Viabilidade Econômica e a Saúde Financeira dela.

Sabendo disso, vamos então analisar o quanto é importante que a Empresa de Varejo (Compra e Venda) mantenha um controle de Estoque EFETIVO.

Muitos querem, muitos até tentam, mas são poucas, muito poucas Empresas que realizam o Controle Diário sobre seus ESTOQUES. E este DESCONTROLE é o que dá inicio as dificuldades FINANCEIRAS nas Empresas.

Saiba que, a falta de Controle de Estoque pode causar sérios problemas na Empresa, que passam a ser irreversíveis no ponto de vista da sua Manutenção e Continuidade.

Vamos analisar:

– A falta de Estoque de determinadas mercadorias gera insatisfação no Cliente, causando sua migração para o concorrente;

– A falta de Estoque gera a indisponibilidade para venda, e a consequência deste fato será a queda no FATURAMENTO;

– A falta de Controle de Estoque pode gerar também a indisponibilidade do Fluxo de Caixa, quando se tem produtos com baixo giro com altas quantidades em Estoque;

– A falta de Controle do Estoque pode gerar perdas por Roubos, sem que seja percebido;

– A falta de Controle do Estoque a longo prazo pode causar indisponibilidade Financeira quando produtos de baixo giro ficam ENCALHADOS;

– A falta de Controle do Estoque pode gerar perdas em produtos com PRAZO DE VALIDADE vencida;

E mais, e mais….. e muito mais que a FALTA DE CONTROLE DE ESTOQUE poderá trazer de consequências desfavoráveis para a Empresa se não for feito algo.

Controlar o Estoque será então um passo importante para que a Empresa se torne viável Financeiramente. A Empresa que não sabe controlar seu Estoque não poderá ter bons resultados a Médio e Longo Prazo.

Vamos então analisar este fato e entender melhor como o Controle de Estoque poderá ajudar a Empresa a CRESCER. Iremos apresentar ETAPAS bem claras e objetivas de como fazer o controle EFETIVO do Estoque.

 

Florisvaldo Alves Pereira
Diretor – TDP Sistemas de Informação Ltda

 

SEU NEGÓCIO

Veja também:

PROJETO AUFRE – SUA EMPRESA NA PALMA DA MÃO

PROJETO AUFRE